Alternativa aos Abs tradicionais

AGACHAMENTOS_

A revista Sport Life fez um ranking dos aparelhos de musculação que também trabalham os músculos da barriga e podem deixar a tua barriga definida, sem para isso teres que recorrer aos tradicionais exercícios de abdominais.

Fazes aquele circuito básico de abdominais depois do treino de musculação ou dedicas uma aula exclusivamente a esse trabalho e que muitas vezes parece um acto ingrato? E, como toda a gente, sonhas em ganhar uma barriga definida, e lá vais de novo para o martírio?

O que provavelmente poucos sabem é que é possível trabalhar o abdómen enquanto se está parado, na frente de um aparelho da sala da musculação. Há, claro, aquelas máquinas que accionam mais profundamente a musculatura dessa região e outras que praticamente não a exercitam em nada. Para que conheças quais são os aparelhos mais eficazes, elaborámos um ranking daqueles que, além de exercitarem os músculos para os quais foram criados, têm um grande “poder” sobre o abdómen. É importante não esquecer de manter sempre uma postura correcta e o abdómen contraído durante os exercícios.

Para deixar o abdómen contraído, é preciso fazer um exercício de concentração e conhecimento corporal. Afinal, contrair a barriga não significa apenas encolhê-la, como muitos pensam, deves pensar que o objectivo é a parede do abdómen encostar nas tuas costas.

O CAMPEÃO: AGACHAMENTO
De todos os exercícios possíveis de serem feitos na sala de musculação, o agachamento é o mais eficaz. Quando realizas esse movimento, provavelmente deves pensar que apenas as tuas pernas e o teu glúteo estão a ser trabalhados. No entanto, se contraíres o abdómen assim que tirares a barra do apoio, podes ter certeza que a tua barriga vai sentir. Não te esqueças que o exercício exige uma atenção especial à postura. Se não mantiveres a coluna recta, podes acabar com dores nas costas.
Descritivo: Com as pernas semi-flectidas e o abdómen contraído, retira a barra do apoio. Flecte os joelhos até atingires 90º e volta à posição inicial, soltando o ar.

2º LUGAR: PULLOVER
A medalha de prata fica com o pullover. Se contraíres o abdómen, e pensares em fechar as costelas durante o movimento. Isso significa que deves fazer o exercício mental de tentar encostar os dois lados da costela, pois assim a tua postura ficará correta e o abdómen contraído (de nada adianta contrair essa região se a tua postura não estiver perfeita). Por isso, assim que te deitares com o haltere entre as suas mãos, já pensas em encostar as costelas. O teu abdómen vai agradecer e o resultado será visível. Assim como no agachamento, presta muita atenção à postura. A coluna deve ficar “colada” ao banco durante todo o trabalho.
Descritivo: Deitado de costas sobre um banco, segura um haltere de 11 kg. Eleva os braços sobre a cabeça. Leva o peso para trás até atingir a linha da orelha. Volta à posição inicial. Mantém o abdómen contraído permanentemente.

3º LUGAR: CADEIRA FLEXORA
Foi feita para trabalhar os quadricípetes, mas, se realizares o exercício contraindo o abdomen, o efeito será incrível. Se mantiveres essa postura durante todo o movimento, além de exercitar essa parte do corpo, conseguirás mais resultado no trabalho da parte posterior da coxa. Isso porque a postura correta faz com que o músculo da coxa fique isolado, o que significa um trabalho mais intensivo sobre essa musculatura.
Descritivo: Com as costas encostadas à cadeira e o abdómen contraído, baixa as tuas pernas até atingires um ângulo de 90º. Volta à posição inicial.

4º LUGAR: ELEVAÇÃO FRONTAL
A elevação frontal ganhou, merecidamente, o 4º lugar no ranking. Todas as vezes que fores elevar uma barra ou um haltere – como preferires –, basta pensares em encostar o umbigo às costas. A tua barriga vai agradecer. Isto porque este aparelho, além de trabalhar a região dos ombros, actua também no abdómen. Desde que realizado com a postura correcta, claro. Vale a pena lembrar que a coluna deve permanecer estável, ou seja, fixa. Para aqueles que ainda não se encontram à vontade com este exercicio, uma boa dica para te manteres estável é realizar o exercício encostado na parede.
Descritivo: Com uma barra de 7,5 Kg, os joelhos semiflectidos e o abdómen contraído, eleva a barra até a altura dos ombros e volta à posição inicial.

O ÚLTIMO LUGAR: TRICÍPETE NO CABO
O último lugar ficou com o tricípete no cabo. Como o nome diz, o aparelho serve para trabalhar os tricípetes. Não te esqueças de manter os cotovelos junto do corpo para que o resultado seja eficaz.
Descritivo: Com os pés paralelos, os joelhos semiflectidos e o abdómen contraído, puxa a polia para perto da tua coxa. Solta o ar na descida e mantém o abdómen contraído na volta.

Fonte: Revista Sport Life.

artigos idênticos:

Top