Como sobreviver à água fria no Inverno

A_FRIO_INVERNO

Com certeza que já te apercebeste que a água do mar tem vindo a arrefecer nos últimos dias. Pois é, estamos em Dezembro, o mês em que nos despedimos do Outono e em que chega o Inverno. A estação do ano que nos traz as melhores e maiores ondas, mas também temperaturas mais baixas, tanto do ar, como da água. Se agora temos aproximadamente 14 º na água, esta pode descer até aos 10 graus. No entanto, segundo algumas notícias recentes, a temperatura da água do mar está um grau acima do normal. Para tornar o teu surf de Inverno um pouco mais agradável, trazemos-te algumas dicas que deves cumprir:

Dicas de Sobrevivência à ÁGUA FRIA:
- Perceber que provavelmente não vais apanhar assim tantas ondas, tenta fazer muitos movimentos ou não ficar dentro de água durante tanto tempo, mas não te culpes por isso. É suposto ser divertido e o importante é poder ir à água.
Certifica-te de quando vai ficar escuro e das horas das marés. Muito mais importante para te manteres em forma neste Inverno ou então vais perder algumas surfadas.

- O equipamento é fundamental – se ele não se encaixa, procura nas lojas ou na net o que realmente te faz falta e se adequa a ti. Escolhe o melhor fato dentro das tuas possibilidades financeiras e experimenta-o. Certifica-te de que ele se encaixa como uma luva; pede conselhos/opiniões, se necessário.

- Proteger os ouvidos é vital, de forma a prevenir a exostose – doença do surfista (crescimento ósseo que o corpo produz para proteger o canal auditivo de uma exposição repetida à água fria e vento) – que pode culminar em surdez. Usar um capuz de neoprene quando faz frio o suficiente para te dar uma forte dor de cabeça quando tens que mergulhar, e compra uns tampões apropriados para a água.

- Não estares com frio antes de chegar lá. Envolve-te bem e põe os aquecedores bem no máximo dentro do carro.

- Evita entrar com o fato molhado e frio da surfada anterior. Lava-o e pendura-o assim que possível para tenha tempo de secar antes da próxima sessão.

- Se está mesmo muito frio para levares com grandes e bastantes ondas na cabeça, faz uma pausa e vai para um local em que as condições sejam menos agrestes (mais abrigado do frio e mais pequeno, se possível).

- Aquecimento, muito importante! Podes sentir-te um pouco idiota, mas vais preparar os teus músculos para o exercício e tornar a remada mais fácil.

- Faz chichi no fato! Porque não? Todos, ou quase todos, os rapazes fazem isso! E se o fizeres, depois deverás lavar muito bem o fato.

- Os fatos de neoprene funcionam melhor se te continuares a mover, não te sentes apenas a tremer por todo o lado, rema o mais possível para manter o sangue em movimento.

- Tenta ir sempre com amigos para te abstraíres do frio e até te divertires com isso.

- Tenta ter algo quente para quando saíres da água – aquecedores de mão, sopa, chá, um casaco ou… um homem quente!

Fonte: Surf Girl Mag

artigos idênticos:

Top