Conselhos contra a constipação

A_CONSTIPACAO

O frio favorece a sobrevivência dos vírus responsáveis por certas infecções do trato respiratório, por isso no Inverno poucos escapam às constipações. Aqui ficam alguns conselhos importantes para recuperares o mais depressa possível:

1- Descansa tudo o que puderes, especialmente se tiveres febre. Assim vais permitir que o teu organismo ganhe forças e logo estarás recuperado. Começar a treinar demasiado cedo pode ser contraproducente.

2- Permanece num ambiente quente e sem excesso de humidade, evitando as mudanças de temperatura bruscas e as bebidas demasiado quentes ou frias.

3- Alimenta-te bem, come uma grande quantidade de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais que ajudam a recuperar.

4- Beber muitos líquidos. Ajudam a eliminar a mucosidade, previnem a desidratação e aliviam a dor de garganta.

5- Fazer aspirações de água com sal ou eucalipto para aliviar a congestão nasal e conseguir uma acção antiexpectorante.

6- Gargarejar com água quente com limão e mel. A acção emulgente acalma com a dor de garganta. É preferível utilizar água, pois o leite pode aumentar a mucosidade.

7- Evita a automedicação e cuidado com os antibióticos! Há medicamentos que te podem aliviar, mas não os deves tomar sem consultar o médico ou farmacêutico. E nunca tomes antibióticos sem receita médica. Além de não serem eficazes contra constipações e gripes (causadas por vírus e não por uma bactéria) podem produzir resistências e poderão não funcionar quando realmente precisares deles.

http://www.sportlife.com.pt

artigos idênticos:

Top