EPISÓDIO 18, PRIMEIRA SÉRIE – CANÁRIAS

Este é o décimo oitavo de vinte episódios, que compuseram a primeira série do programa ‘A Onda da Rita’, com transmissão na SPORT.TV durante o ano de 2009.

Este episódio é a continuação da viagem pela ilha das Canárias, a Gran Canária, onde se realizou a última etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, na praia de Confital.

As imagens mostram aquele que foi um dos melhores eventos de sempre da história do Bodyboard, evento este que consagrou os campeões mundiais de 2009 na categoria masculina e feminina: Jeff Hubbard e Neymara Carvalho.

A festa de encerramento do Circuito Mundial de Bodyboard, a sessão de free-surf na pesada onda de El Fronton, protagonizada por alguns bodyboarders portugueses oriundos da Nazaré e da Figueira da Foz, fazem também parte deste último episódio sobre esta ilha espanhola.

As ondas da Gran Canária:

Em Gran Canária é muito fácil encontrar perto de casa um lugar perfeito para praticar surf e bodyboard. O óptimo clima que se faz sentir durante o ano inteiro e o grande número de praias que cobrem a costa atraem as crianças, desde muito cedo para surfarem. Para os mais jovens o bodyboard é uma espécie de desporto nacional na ilha.

Existem ondas de todo o tipo. Como por exemplo, a “direita do Confital”, em Las Palmas de Gran Canária. Um atractivo mais do que suficiente para surpreender os surfistas vindos de fora. Podes também testar a sorte em Arguineguín, no sul ou em Lloret (La Cícer), na capital. A costa norte da ilha caracteriza-se também por ser um refúgio para os surfistas e bodyboarders. Encontrarás espectaculares ondas em Puertillo de Arucas, outra das zonas chave.

Porque é que a onda é tão especial em Gran Canária? Quem percebe diz que as ondas da ilha são “poderosas”, uma vez que estas chegam ao litoral desde uma grande profundidade. A costa do arquipélago não possui uma plataforma continental e, desta forma, as ondas rompem energicamente. Além disso, o solo da costa é em grande parte vulcânico, o que leva a que não haja uma grande movimentação de areia e a onda se fixe sempre num mesmo ponto, como acontece por exemplo na famosa “direita do Confital”.

A ilha possui todas as condições para atrair aqueles que desejam surfar uma boa onda. Além do mais, aqui é possível apanhar ondas sem ser necessário vestir o fato de neoprene desde o pescoço até ao tornozelo.

Aqui fica a grande estreia na net do 18º episódio da 1ª série d’A Onda da Rita:

artigos idênticos:

Top