EPISÓDIO 19, PRIMEIRA SÉRIE – CAPARICA

Este é o décimo nono de vinte episódios, que compuseram a primeira série do programa ‘A Onda da Rita’, com transmissão na SPORT.TV durante o ano de 2009.

O episódio de hoje é um pouco diferente do normal, na medida em que o destino não se trata de uma ilha ou destino longínquos.

Rita Pires regressa, desta vez, às suas origens e revela alguns detalhes sobre o seu dia-a-dia na Costa da Caparica, cidade onde vive e treina.

Curiosidades sobre a Costa da Caparica:

O nome traz imediatamente à memória as praias, o mar, o extenso areal, que começam no Centro e se estendem até ao Cabo Espichel. A Costa da Caparica é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 10,88 km² de área e 13 418 habitantes (2011).

A Costa da Caparica foi elevada a cidade em Dezembro de 2004. É conhecida pelas suas praias, que nos últimos anos têm vindo a desaparecer, principalmente junto à foz do rio Tejo. Desde há já alguns anos que se tem presenciado o desaparecimento das praias na Costa da Caparica, nomeadamente as praias junto à foz do Tejo, embora este fenómeno já se tenha espalhado às praias mais a sul. Várias medidas de protecção e reposição das praias foram tomadas ao longo dos anos como a criação de pontões e mais recentemente o paredão feito ao longo de várias praias do Norte da costa e a reposição de areia nas praias junto à foz do rio.

Esta paisagem caracteriza toda uma história, uma tradição que ainda se sente com a chegada dos pescadores a puxarem as redes nas praias e a trazerem peixe de grande qualidade. O Bairro dos Pescadores, o mercado e a lota, são locais onde ainda se sente a genuína cultura do mar e o ritual da pesca.

É um episódio passado, desta vez, em casa, mas que por isso não deixa de ter imagens e momentos únicos e surpreendentes que nos mostram o outro lado da vida da atleta Rita Pires:


artigos idênticos:

Top