Fruta e legumes da época

A_fruta_

A fruta e os legumes fazem parte do regime típico dos países do Mediterrâneo ou muito próximos. Consumi-los com abundância é um dos pilares da dieta Mediterrânica declarada, desde 2010, Património da Humanidade pela Unesco. Os seus benefícios saltam à vista, o efeito protector desta dieta está relacionado com um elevado teor em fibras, diferentes vitaminas e minerais, entre outros factores.

Incluir os legumes e fruta na alimentação diária é basilar para manter a saúde. A necessidade destes alimentos por dia é de cerca de 400 gramas ou 5 doses ou porções diárias. O que equivale a duas sopas de legumes e dois acompanhamentos de saladas e ou legumes e 3 peças de fruta diariamente. O que parece um pouco difícil de pôr em prática na maioria dos dias e principalmente se faz muitas refeições fora de casa.

Será mais fácil ir ao encontro destas necessidades com os produtos da época porque a ninguém se pede para gostar de um mau legume ou de uma fruta que não seja apetitosa, estes alimentos querem-se frescos e suculentos. Temos de aprender a comprar. Todos nós reconhecemos a diferença de um bom morango ou um bom tomate ou mesmo de um magnífica batata. Com um paladar e consistência mais característicos possível e inconfundível vamos usufruindo do melhor paladar dos legumes da época e de origem nacional.

Ainda assim por vezes torna-se difícil saber quais são os produtos da época, uma vez que os supermercados e até os mercados estão cheios de outros produtos “fora de época”. A diferença é que no mercado como é de venda local onde chegam os produtos mais próximos, temos o vendedor acessível que na maioria das vezes é ele mesmo o próprio produtor a quem pode fazer a pergunta se é um legume ou fruta da época, ou de onde vem, ou se é de estufa etc. Até já encontra em muitos mercados municipais doses individuais e saquinhos com legumes preparados para fazer sopa. Nos supermercados só temos acesso à sua origem.

Serão os da época os mais seguros também principalmente se vierem de agricultura biológica. Torna-se mais sustentável evitando os alimentos cultivados em estufas que, por norma, são menos saborosos, levam mais substâncias químicas como pesticidas que tendem a causar perigo para a saúde depois de muitos anos de consumo com a acumulação de componentes prejudiciais no organismo.

Para além de se tornar mais económico os produtos nacionais da época são de extrema qualidade que se encontra acessível de uma maneira geral, como a escolha mais barata. Aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre a qualidade a saúde e o preço.

Os legumes do mês de Agosto são o Alho porro, a batata, as beldroegas, a beringela, a cebola, a cenoura, o chuchu, a courgette o feijão verde, o milho doce, o pepino, o pimento e o tomate.

As frutas do mês de Agosto são a ameixa, a amora, o ananás, a banana, o figo, o limão, a maçã, o morango, a framboesa, a melancia, o melão, a meloa, a pêra, o pêssego e a uva.

Os legumes e fruta da época: os mais saborosos, os mais saudáveis e também os mais económicos e sustentáveis.

A Beyoulogic divulga mensalmente quais os legumes e fruta da época em cada mês e aconselha a levar a lista dos produtos do mês para as compras na página do facebook.

Elaborado por: Beyoulogic

(Nutricionista Bárbara Cancela de Abreu)

artigos idênticos:

Top