Garrafa torna água do mar potável

A_PURI

Esta é daquelas inovações capazes de solucionar um dos problemas mais graves no nosso planeta, a escassez de água potável, principalmente em algumas das regiões do mundo.

Esta garrafa, com o nome de “PURI“, é fruto da criação de 4 alunos da Universidade de Yonsei (Coreia do Sul), que desenvolveram um protótipo capaz de eliminar o sal e outras propriedades da água do mar, transformando-a assim em água potável.

Converter água do mar em água potável é um processo complexo e dispendioso. Apesar deste líquido cobrir três quartos da superfície do nosso planeta, mais de 90% dessa água é salgada.

Por este motivo há ainda milhares de pessoas sem acesso à água potável, um problema que afecta também a produção agrícola, nos países onde há falta de água para regar as terras. Além disso, há também muitas situações de emergência, no alto mar, onde as pessoas acabam por falecer vítimas de desidratação, isto apesar de estarem rodeadas de água.

Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, foram os criadores desta garrafa especial capaz de retirar a salinidade da água do mar, permitindo seu consumo de maneira segura e saudável.

Baptizada de “Puri”, a nova tecnologia – que elimina o sal e outras substâncias inconsumíveis por meio de uma técnica chamada de “osmose inversa” – pode tornar-se numa importante ferramenta de ajuda a vítimas de naufrágio e, também, muito importante, uma solução contra a escassez de água potável no mundo.

Os estudantes garantem que a invenção é fácil de ser utilizada. Para isso basta que quem a utiliza bombeie a água salgada para dentro da câmara de filtragem da garrafa, onde ocorre uma pressurização.

O processo separa a água pura do sal e de outros resíduos instantaneamente, e envia-a para um compartimento independente. De acordo com os criadores, a garrafa mágica nasceu com a intenção de garantir água potável a pessoas em situações de risco, envolvidas em acidentes em alto mar, como o ocorrido com o sul-africano Brett Archibald, de 50 anos. Este ano em Abril, ele passou mal durante uma boat trip pelas Ilhas Mentawai, na Indonésia, e caiu ao mar. Brett passou 28 horas à deriva, até ser encontrado por outro barco, sedento, desidratado e com a pele queimada por águas-vivas.

Apesar de ser apenas um protótipo, a “Puri” já concorre a um importante prémio de design e inovação e, assim que começar a ser comercializada, promete tornar-se num item indispensável em embarcações que viajam pelo mundo.

Por enquanto ainda se trata apenas de um conceito mas, caso a teoria se venha a tornar realidade, esta garrafa pode revolucionar o mundo. A “Puri” promete purificar a água do mar em três simples passos podendo, assim, salvar a vida de milhares de pessoas.

O vídeo demonstra bem a “magia” desta ideia genial e exemplifica o funcionamento da “Puri”:

artigos idênticos:

Top