MEO KANAL – ESTREIA EPISÓDIO DOZE

VianaCastelo_10

Este é o décimo segundo episódio da segunda série passado numa das cidades mais belas de Portugal, Viana do Castelo. Neste segundo e último programa passado em Viana, Rita Pires começa por visitar o seu centro histórico quinhentista que se encontra tão bem preservado.

A riqueza medieval de Viana deveu-se principalmente à sua actividade náutica e mercantil, nomeadamente no período dos Descobrimentos. É por isso o melhor centro urbano preservado da época dos Descobrimentos.

E porque Viana do Castelo é também conhecida como a capital do folclore, Rita fez questão de nos dar a conhecer o Museu do Traje. Esta cidade é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa, o “traje à vianesa”.

Depois chega a vez da visita ao Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Iniciou a sua actividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desactivada a frota bacalhoeira, foi transformado posteriormente num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quiosques multimédia, um simulador de navegação e uma Pousada de Juventude.

O golf em Ponte de Lima foi também alvo de destaque neste episódio.

Estas e outras curiosidades no episódio de hoje, pelas 21 horas, no MEO Kanal 552553. A não perder!

artigos idênticos:

Top