MEO KANAL – ESTREIA TERCEIRO EPISÓDIO

Ilhavo_1

O Terceiro episódio da 2ª série d’A Onda da Rita estreia hoje no MEO Kanal.

Desta vez o destino é a cidade de Ílhavo, situada no distrito de Aveiro, região Centro. Rita Pires faz questão de nos mostrar não só as praias, como as atracções turísticas e até a sua gastronomia.

A cidade de Ílhavo é famosa pela sua indústria de porcelana Vista Alegre e por ser a capital portuguesa da bicicleta. O município engloba duas cidades: Gafanha da Nazaré e Ílhavo. No concelho de Ílhavo, na localidade da Barra, existe o Farol da Barra, o mais alto dos 48 faróis marítimos de Portugal. A praia da Costa Nova do Prado é também um dos locais de excelência do município, sendo de visita obrigatória por quem passa na zona.

As casas típicas desta praia (designadas por Palheiros), caracterizam-se por fachadas (originalmente em madeira, na actualidade em betão), listadas com cores vivas e alegres, alternadas com a cor branca.

Ílhavo está profundamente ligada à pesca do bacalhau; com efeito, durante todo o século XX, a maioria dos capitães que faziam companhas de longo curso eram originários da, então, vila de Ílhavo.

Esta, e outras ligações, de Ílhavo com o mar podem ser vistas no Museu Marítimo de Ílhavo que Rita Pires fez questão de visitar. Museu esse que, para além do edificío, tem o único arrastão lateral de pesca do bacalhau sobrevivente.

Não percas mais esta estreia em exclusivo para os clientes MEO, hoje às 21 horas, no Kanal 552553.

artigos idênticos:

Top