O primeiro guia de surf português já nas bancas

Foi ontem o lançamento do Portugal Surf Guide, o primeiro guia de surf bilingue (português/inglês) com os melhores locais para surfar em Portugal continental e ilhas. Decorreu na praia de Supertubos, na estrutura do Rip Curl Pro Portugal, aproveitando que o campeonato está em stand-by por falta de ondas.

Portugal é hoje um país central no surf mundial e um destino de surf por excelência, com ondas para todo o tipo de surf, desde o nível profissional ao de principiante.

Adequado para todos os surfistas, desde os mais experientes aos iniciados, este guia visa preencher um espaço importante na estruturação da oferta de ondas em Portugal e, sobretudo, internacionalmente, ao assumir-se como o primeiro inventário completo dos locais que apresentam boas condições para a prática do surf. Simultaneamente pretende dar contributo para uma visão de conjunto do surf no nosso país, promovendo de uma forma simples, direta e eficaz, Portugal como destino de surf.

Este guia, embora tenha recorrido às fontes de informação disponíveis, tem um carácter essencialmente exploratório baseado numa experiência única vivida pelos seus autores que visitaram todos os locais referenciados de Norte a Sul do país incluindo as ilhas.

O Portugal Surf Guide assume um formato portátil, numa edição pronta para levar na próxima surf trip em Portugal. A edição está a cargo da Uzina Books e ficou à venda este mês.

O Portugal Surf Guide foi organizado em sete capítulos regionais, um para cada região portuguesa: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Em cada região, apresenta a descrição das principais características do surf e identifica os locais de surf apresentando a visualização gráfica da respectiva localização, recorrendo a um realce do mapa de Portugal.

Em cada local são tratados os elementos fundamentais da onda: consistência, tipo de onda, crowd, melhor ondulação, melhor vento e melhor maré, ao mesmo tempo que são fornecidas informações sobre o local, isto é, condições de acessibilidade, amenidades e estacionamento.

De modo a complementar a descrição, o guia conta com depoimentos de surfistas locais sublinhando a importância de cada local para a prática do surf. Os spots são também acompanhados de uma fotografia que ilustra a onda no seu pleno funcionamento. O rigor da qualidade fotográfica marca também o Portugal Surf Guide, estando este trabalho a cargo do fotógrafo André Carvalho.

Para saber mais visite: www.portugalsurfguide.pt

Vídeo de apresentação sobre o Portugal Surf Guide:


artigos idênticos:

Top