O QUE É A MASSAGEM DESPORTIVA?

A_MASSAGE

Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma óptima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura de quem pratica exercício físico.

Para quem pratica actividade física é fundamental conhecer mais sobre o que é a massagem desportiva, pois desta forma os rendimentos irão aumentar consideravelmente. Se já sentiste dores após um treino, uma corrida, uma competição, deves saber que a massagem desportiva é a técnica mais indicada para a sua preparação e alívio de dores, pois ela melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas existentes na musculatura.

MAIS SOBRE O QUE É MASSAGEM DESPORTIVA
Esta técnica é indicada tanto para amadores, como para profissionais e pode ser feita na pré e pós-competição. Esta massagem actua nas dores do atleta, mas é indicada não só quando se tem lesão, mas principalmente, ao contrário. Deve ser realizada para prevenir lesões. A massagem desportiva pode ser feita nos dias do treino ou em dias intercalados. Após a competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada. É uma massagem que reúne um conjunto de técnicas que visam a melhoria do tónus muscular e proporcionam o aumento da performance física. Esta massagem envolve a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA?
Os efeitos das técnicas manipulativas utilizadas no deporto são mecânicos, fisiológicos e psicológicos, ocorrendo por intermédio de mecanismos reflexos e directos, permite promover:
A diminuição das lesões e melhoria da consistência do treino;
• A prevenção de lesões musculares e dos tendões;
• A promoção da cura de lesões agudas;
• A reabilitação total, evitando que os problemas agudos se tornem crónicos;
• A reabilitação de lesões muito prolongadas;
• A redução dos espasmos musculares, promovendo a restauração da fisiologia muscular;
• Melhoria da circulação sanguínea;
• Melhoria da mobilidade articular;
• Alívio dos músculos em tensão, rígidos e fatigados depois da prática desportiva ou após uma grande tensão física ou emocional;
• A redução da fadiga;
• A serenidade mental;
• O aumento da confiança;
• A permanência do atleta durante mais tempo na prática do desporto.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MASSAGEM RELAXANTE E A DESPORTIVA?
O principal objectivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. As suas manobras são mais calmas para que o corpo liberte hormonas como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo. Para quem pratica actividade física e quer potenciar os seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois os seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa “mais agitada” antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido láctico, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”.

CONCLUSÃO SOBRE MASSAGEM DESPORTIVA
Mesmo que não sejas atleta, é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados. Como vimos, o ideal é utilizar não só a massagem desportiva, mas todas as técnicas como forma de prevenção de doenças e não apenas para tratamento.

A quem se destina?

Este tipo de massagem aplica-se em situações de pré-treino desportivo, treino desportivo, pós-treino desportivo, pré-competição, competição, pós-competição, pós-viagem, prevenção de lesões e recuperação de lesões. Contudo, para se beneficiar de uma massagem desportiva não é necessário ser-se atleta.

Em suma, no tratamento dos atletas nas suas diversas actividades, a estimulação da circulação sanguínea e do fluxo da linfa, permitem um maior aporte de nutrientes e a remoção dos produtos indesejáveis do metabolismo. Garantem também a redução de tumefações e edemas e o alongamento de tendões e ligamentos contraídos.

artigos idênticos:

Top