Queimar as calorias natalícias

A_CALORIAS_NATAL

Com o início da quadra natalícia iníciamos também uma época que tem tanto de divertida como de extenuante. Nesta altura do ano, o nosso corpo e mente estão sob um grande desgaste. Comemos e bebemos de mais, gastamos imenso dinheiro, de uma maneira geral, treinamos menos e, como consequência, ganhamos uns quilos a mais. Está assim aberta a batalha contra a comida mais calórica e contra o sedentarismo.

O que não faltam são jantares de natal, do emprego, dos amigos da escola, dos outros amigos, onde existem sempre ementas recheadas de comida apetecível mas pouco saudável e repleta de calorias, já para não falar do álcool que está também sempre presente.

Outro problema que encontramos nestes dias é a falta de tempo para treinar, estamos sempre numa autêntica correria, sem ter tempo para nos exercitarmos e quando nos apercebemos estamos com mais 3 ou 4 quilos!

Mas o que podemos fazer para impedir esta maldição natalícia? Treino intervalado de alta intensidade. Considera-o como uma prenda de natal antecipada. Mas porque deves experimentar este tipo de treino?

Em primeiro lugar porque todas as conclusões científicas apontam para resultados bastante claros sobre este tipo de treino. Aumenta a tua capacidade aeróbia, aumenta a capacidade de queimar gordura e, quando comparado com os treinos típicos de baixa intensidade, o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) causa uma perda de gordura muito mais acentuada. Este tipo de treino apresenta um gasto calórico mais elevado, aumentando ainda a capacidade do teu corpo utilizar gordura como combustível energético para o resto do dia e noite. Por outras palavras, o teu corpo continua a queimar calorias depois do treino e em repouso.
Mas apesar destas evidências muitas pessoas ainda continuam a apostar no treino aeróbio de baixa intensidade.

Com o treino intervalado de alta intensidade as tuas sessões de treino tornam-se muito mais curtas e muito mais variadas. Como o próprio nome indica é um treino que alterna entre exercício intenso e descanso activo. Uma grande vantagem deste treino é a sua curta duração, perfeito para esta altura do ano, não tendo desculpa para não praticar exercício.

Podes eliminar as viagens ao ginásio e exercitares-te em casa, ou em qualquer outro lugar, já que estes treinos são compostos por exercícios que utilizam o peso corporal, não sendo necessário material específico.

Se pensas que os exercícios que utilizam apenas o peso corporal não são suficientes para um treino eficaz, experimenta realizar um exercício simples como os burpees e realizar 8 séries durante 30 segundos, seguidos de apenas 15 segundos de descanso. Cada vez que realizas uma sessão de treino como esta estás a gastar uma quantidade elevada de calorias além de aumentar a velocidade do teu metabolismo.

A razão desta consequência deve-se à elevada intensidade do exercício, provocando um aumento do consumo de oxigénio após o exercício, elevando a velocidade do teu metabolismo durante horas, mesmo quando estás no sofá.

Se o teu problema é a falta de tempo, esta é uma forma bastante rápida de treinar que te fará gastar as calorias do natal evitando os habituais quilos da época.

Fonte: Sapo

artigos idênticos:

Top