Sabes o que é o CrossFit?

A_CROSS_FIT

CrossFit é uma metodologia de treino assente num treino intenso, global e diversificado que tem como objectivo atingir a melhor condição física possível, permitindo aos praticantes responder a todos os desafios físicos. Esta metodologia cresceu e espalhou-se de tal maneira que, uma vez por ano, os homens e mulheres melhor preparados disputam os CrossFit Games, uma espécie de Olimpíadas do Fitness onde se batem recordes de força e resistência. Mas, ao contrário do que possas pensar, o CrossFit é divertido e pode ser praticado por todos, queres saber mais?

Os CrossFit Games são, desde 2007, as Olimpíadas do Fitness, uma grande competição mundial que apura o homem e a mulher mais em forma do mundo. Mas o Crossfit não começou aí.

O CrossFit surgiu na década de 80 nos Estados Unidos com o treinador Greg Glassman. As forças armadas americanas logo começaram a usar o CrossFit para melhorar o condicionamento físico, pois assim poderiam salvar mais vidas ou salvar as próprias vidas. Em 1995 já aparecia na TV, rádio e em publicações pelo seu contributo para a condição física das forças policiais e de alguns atletas de nível mundial. Mas, foi no ano 2000, que o CrossFit se começou a popularizar e isso aconteceu por que Glassman começou a divulgar os seus treinos na internet.

É em 2001, quando Greg Glassman, o grande fundador do Crossfit, decide fazer o lançamento do website, onde constam os treinos diários, que se dá o fenómeno mundial. A partir daí gerou-se uma interacção entre milhares de atletas por todo o mundo, com trocas de feedbacks a uma escala sem precedentes, levando ao aprimorar de uma ferramenta a que ninguém pode ficar indiferente. A cada dia que passa, o CrossFit aumenta a sua influência no campo da preparação física de elite, seja nas forças especiais, policiais, militares, desportos de combate (entre outras dezenas de desportos de competição) ou no cidadão comum. Hoje em dia o CrossFit conta com um vasto número de centros de treino (Box), milhares de seguidores por todo o mundo e Portugal está a seguir a tendência.

O treino baseia-se na variedade, combinando elementos da ginástica com os do levantamento de peso, sem deixar de lado as actividades aeróbias como o running, a bicicleta ou o remo, e movimentos funcionais e intensos. O objectivo é treinar de igual forma todas as qualidades e ser capaz de enfrentar qualquer desafio físico, ser multidisciplinar.

O Crossfit trabalha com as 10 capacidades físicas com que o ser humano nasceu e é capaz de desenvolver, são elas:

1. Resistência cardiovascular
2. Resistência muscular
3. Força
4. Potência
5. Velocidade
6. Flexibilidade
7. Coordenação
8. Equilíbrio
9. Precisão
10. Agilidade

Fonte: Revista Sport Life.

artigos idênticos:

Top